Estilos de bonsai


Existem vários estilos e formas de bonsai,as clássicas:

CHOCAN ereto formal:esse estilo tem como característica principal o tronco ereto,vertical, e os galhos devem ser distribuídos um de cada lado,sendo que o terceiro ficara na parte  de trás da planta.Os galhos irão diminuir de tamanho a medida que vai subindo,dando um aspecto triângular.

SHAKAN inclinado:é uma variação do estilo acima,mas não é necessário que o tronco seja reto,podendo até ter algumas curvas.As raizes devem apresentar-se fortes e do lado contrário da inclinação,para monstrar que a planta se adequo ao estilo para se sustentar.




MOYOGUI ereto informal:mais uma variação do chocan,porém,este o tronco possui algumas curvas com os galhos saindo da parte externas das mesmas.É um estilos que encanta a muitos pelas curvas que o bonsai pode fazer.


SOKAN tronco duplo:nesse estilo o nebari é o mesmo para os dois troncos,é também chamado de mãe e filho;dentro deste estilo pode-se seguir as características do moyogui e do shakan.


HOKIDASHI vassoura:nete estilo todos os galhos devem partir de um tronco vertical e se dividir até seus extremos.É um dos estilos mais belos de contemplar,sua fina rede de galhos proporciona um lindo visual no inverno quando suas folhas caem(quando a espécie usada tem as folhas caducas.




FUKINAGASHI varrido pelo vento:muito interenssante pois este apresenta uma condição que a árvore sofreu no decorrer dos anos na natureza.Sua característica principal é a ligeira inclinação do tronco e dos galhos no sentido do vento;se quiser um bonsai mais dramático essas características devem ser acentuadas.


KENGAI cascata:o tronco deve sair para fora do vaso e mergulhar,os galhos devem diminuir gradativamente  com o ápice apontando para cima, suas copas devem ser bem definidas e triângulares,uma das regras que não deve ser quebrada é que a parte mais baixa deve estar logo abaixo do ápice.

HAN KENGAI semi cascata:esse estilo imita  as árvores que se agarram a face do precipício. a regra que não deve ser quebrada é que a parte mais baixa deve estar abaixo da borda do vaso e acima do fundo do vaso.




NEAGARI raiz exposta:como nome já diz deve-se ter as raízes exposta.Quanto maior for as raízes mais valorizado vai ser o seu exemplar,a copa pode ter várias formas de triângulação.


Existe ainda varias outras formas mas para frente vamos falar um pouco dela.



As fotos foram retiradas da internet se alguém se sentir incomodado com as postagens da fotos entre em contato que retiro imediatamente.











Sem comentários:

Enviar um comentário